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sábado, 12 de abril de 2025

Em 100 dias, Secretaria de Administração dinamiza a gestão e agiliza serviços para o cidadão

Pasta responsável pela gestão dos serviços administrativos da prefeitura atua em diversas áreas, como recursos humanos, licitações, contratos, protocolo, arquivo e serviços gerais indispensáveis para o bom andamento da máquina pública Secretária Municipal de Administração, Tays Diniz, fala sobre os desafios enfrentados nos 100 primeiros dias de gestão Marçal Filho. Foto: A. Frota Os primeiros cem dias da gestão Marçal Filho à frente da Prefeitura de Dourados foram de muito trabalho para reorganizar a casa e dinamizar a máquina pública. Desde o primeiro dia, a determinação do prefeito tem sido para que os cidadãos recebam da prefeitura atendimento humanizado, serviço de qualidade e alcancem respostas para suas demandas. Responsável pela gestão dos serviços administrativos da prefeitura, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) atua em diversas áreas, como recursos humanos, licitações, contratos, protocolo, arquivo e serviços gerais. E trabalho é o que não falta. Seguindo esta dinâmica, a pasta, sob comando de Tays Pereira Litran Diniz, atendeu nestes dias iniciais de gestão, de forma direta e indireta, os demais entes municipais, entre secretarias, agências e Guarda Municipal. Foram encaminhados 16 processos licitatórios, destacando entre eles contrato de manutenção de iluminação pública, aquisição de uniformes escolares, insumos e medicamentos para atender demandas da Secretaria de Saúde e contratação de nova empresa responsável pela segurança do trabalho e outra para executar limpeza patrimonial. No setor de Tecnologia da Informação, consta a reformulação do site da Prefeitura, com uma interface mais fluida e focada na prestação de serviços ao cidadão, proporcionando maior acessibilidade e usabilidade. Também foi efetivada a migração da telefonia analógica para telefonia IP (fibra ótica), com 450 linhas já instaladas e com ramais divulgados no site da prefeitura, melhorando a comunicação e o atendimento ao público. Mais eficiente em relação aos pontos analógicos. Através da Secretaria Municipal de Administração foi ativada a rede de computadores no Aeroporto Municipal, ação essencial para otimizar a gestão operacional, melhorar a segurança e garantir maior eficiência na comunicação do local. Além disso, foi desenvolvido o sistema de pedidos online para carteirinha de prioridade para portadores de fibromialgia, ferramenta que traz agilidade e comodidade no acesso a esse direito (disponível no portal do cidadão). https://cidadao.dourados.ms.gov.br. Ferramenta desenvolvida, o ponto eletrônico entrará em fase de testes nos setores administrativos (Betha) das secretarias do Centro Administrativo Municipal (CAM), após aprovação de regulamentação municipal. Há ainda a criação do Protocolo de Atendimento e Manutenção emergencial 24 horas em redes e sistemas da Prefeitura, incluindo órgãos da área da educação, como escolas municipais e Centros de Educação Infantil (Ceim); unidades de emergência e saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), postos de saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); e setores de segurança e assistência, como a Guarda Municipal, a Defesa Civil, além do Conselho Tutelar. Na gestão anterior, o secretário não tinha conhecimento imediato sobre quedas de rede e sistema. Com o novo protocolo, o gestor da pasta terá participação ativa, sendo informado em tempo real sobre as ações das equipes de plantão que agirão para reestabelecer a normalidade em um curto período de tempo. Contribuindo para o bem do cidadão. PATRIMÔNIO No período que antecedeu os 100 dias de governo, a Semad deu início ao levantamento patrimonial do Município. Em relação aos bens móveis inventariados, são 158 mil levantamentos em andamento, com término previsto para o mês de setembro de 2025. Os bens móveis inservíveis totalizam 13.026 itens; os bens móveis recuperados somam 1.454 itens, entre mobiliário escolar, cadeiras de escritório, longarinas, veículo Fiat Linea. Salienta-se que o trabalho de recuperação de cadeiras de escritório e longarinas, estofamento e pintura foi realizado por reeducandos do sistema penal. Atualmente, são 8 mil itens de bens inservíveis disponíveis para leilão após triagem de recuperação, cujo levantamento está em andamento. Há ainda bens novos em depósito. São 1.803 itens localizados e distribuídos (mobiliário escolar, como conjunto de carteiras e cadeiras novos sem utilização desde 2022), seguindo a política de reaproveitamento e distribuição de bens, 138 itens para o depósito de patrimônio da Secretaria Municipal de Educação e 510 itens para atender cinco CEIM’s e cinco escolas da rede municipal. Está em estágio avançado a desocupação de área no estádio Douradão (90% de desocupação). São aproximadamente 5.500 itens inservíveis retirados e loteados (31 lotes) para leilão. Destaca-se que durante os quatro anos da gestão passada foi realizado um leilão de bens móveis inservíveis. Em 100 dias de gestão Marçal Filho, já se encontra em estágio avançado de triagem e formação dos lotes, que estão sendo deslocados e organizados no local onde ocorrerá o leilão (pavilhão de eventos ao lado da prefeitura). A estimativa geral do quantitativo de bens que serão leiloados está em andamento. GESTÃO DE FROTA A Prefeitura de Dourados possui em sua frota o total de 494 bens, entre motocicletas, veículos de passeio, camionetes, caminhões, ônibus, maquinários leves e pesados, tratores e implementos. Desse total, a Secretaria de Administração é responsável pela gestão de manutenção e abastecimento de 238 veículos. Atualmente está disponível o total de seis veículos inservíveis, disponíveis para leilão. E há ainda mais 64 bens que foram avaliados com potencial para serem leiloados.

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